Aula de violino

/, Violino/Aula de violino

Conheça o violino

Nesta aula de violino você vai conhecer tudo que é referente ao instrumento Violino, como: detalhes do corpo do violino, acessórios, teoria musical, notas, posições dos dedos no violino e por ultimo uma música para praticar.

Desta forma, terá uma real noção para realizar sua primeira melodia, vou te mostrar detalhes que iram te ajudar a iniciar na música e verá que apesar de ser uma outra linguagem, te garanto que vai ser muito prazeroso e fácil do modo que ensino.

Para começar a se familiarizar com este instrumento vou descrever em detalhes cada item logo abaixo, fico entusiasmado em ensinar, pois sei como é gostoso poder tocar o violino, e quanto mas pratica melhora o ritmo, melodia e a harmonia do som. Com essa aula de violino você vai se tornar aluno apto a se arriscar nas melodias, tocar violino requer muita disciplina e técnica, e a iniciação correta é fundamental para sua evolução como musico violinista.

 

O violino e suas partes, cada parte do violino é necessária para realização da sonoridade, veja abaixo:

Aula de violino

Cada uma destas parte especificadas acima tem uma função.

  • Botão: serve para segurar o estandarte e as cordas.
  • Queixeira: para apoiar o queixo e manter o instrumento seguro entre o ombro e o queixo.
  • Estandarte: para segurar a corda e auxilia na mudança do som.
  • Cavalete: para levantar as corda e segurar a alma do violino e também auxilia na sonoridade.
  • Fs: furo em forma de S deixar o som mais aberto e brilhante.
  • Espelho: é para apoiar os dedos na dedilhação das notas.
  • Cordas: junto com arco é para sair sonoridade.
  • Cravelha: para apertar as cordas e assim chegar na afinação das cordas.

Agora que já aprendeu o que tem no violino, vamos passar para o próximo passo.

Arco do Violino

O arco do violino é um componente primordial para retiração do som, ao passar o arco nas cordas por meio do atrito entre a Crina com a corda sai o som.

Você deve estudar da seguinte maneira: Segure firme no Talão e passe o arco lentamente no espaço entre o espelho e o cavalete, faça isso  varias vezes sem colocar o dedo em nenhuma corda, somente para praticar como passar o arco.

Aula de violino

Vou descrever um pouco o arco

  • Pino rosqueado: é para regular o aperto da crina tornando ela toda solta ou apertada.
  • Talão: para ter maior apoio para segurar o arco.
  • Crina: para passar nas cordas e sair a sonoridade do violino.
  • Vara: é um pedaço de madeira, que vai desde o pino à ponta, ela serve de corpo para arco.

Corretor de arcada

É um acessório do violino, e foi criado para auxiliar o aprendiz iniciante a passar o arco no violino, sem deixar com que ocorra o deslizamento do arco.

Com esse equipamento você aprenderá  fácil e da maneira correta, e quando aprender a passar o arco é só retirar o acessório, que naturalmente conseguirá fazer as arcadas.

aula de violino

Vou dar um exemplo, quando fui aprender a andar de bicicleta precisei usar as rodinhas para conseguir pedalar e conseguir se equilibrar, mas logo que aprendi retirei as rodinha foi uma felicidade imensa, é a mesma ideia o correto de arcada, usa na inicialização e quando aprende retira.

Espaleira

Esse acessório é muito importante tanto para quem inicia ou já é musico violinista a muito tempo, pois a espaleira junto com a queixe tem a função de dar apoio e segurança para que toca, por que não é com mão que se segura o violino, mais sim com o queixo e o ombro, pra isso acontecer a espaleira é fundamental para que ocorra um encaixe perfeito no o ombro.

aula de violino

Breu

O breu é um resina extraída do tronco de uma arvore da amazônia, ele é bem quebradiço e se caso quebrar pode ser derretido novamente e  o breu, não recomento você fazer isso porque ele é inflamável, pode ocorrer acidentes, por isso, aconselho comprar um novo breu se o seu quebar.

Você vai usar o breu no arco do violino, ele é passado na crina do arco do violino para dar mais aderência no contato entre corda e a crina, fazendo com que, esse atrito saia o som.

Fixo

O fixo é um parafuso ou se preferir botão rosqueável, a sua função é de ajudar na afinação, é um mecanismo que puxa a corda do violino dando um ajuste final na afinação. Nesta imagem abaixo esta em destaque o fixo.

aula de violino

O fixo foi criado para facilitar na hora de afinar o violino, e sem o fixo para afinar o violino, essa missão fica mais difícil, pois apertar as cordas somente pelas cravelhas pode haver com mais facilidade o rompimento das cordas, com fixo os pequenos ajustes na afinação é fácil e possível para todos.

 

Afinador

O afinador temos dois tipos o mecânico e o elétrico, o afinador mecânico esta saindo de linha chamado de diapação, os elétricos por sua vez estão ganhando força, este logo abaixo é elétrico.

Afinar é um método de trazer o som para determinada frequência correta, de acordo com a nota desejada, hoje em dia o afinador elétrico facilita a afinação fazendo com que chegue mais rapidamente as notas corretas no seu Violino.

aula de violino

A afinação é muito importante porque um instrumento desafinado estraga qualquer musica, ainda mais quem tem o ouvido treinado e sabe que esta desafinado, e de longe percebe algo errado na afinação, logicamente não irá gostar do som.

Teória Musical, Figuras de valores.

Vou te mostrar a parte teórica desta aula de violino, como valores das notas, e isso é fundamental para quem vai tocar qualquer musica, apreendendo o valor das nota saberá contar.

Vou deixar esta tabela das figuras de valores com os tempos das notas logo abaixo:

aula de violino

Explicar da tabela acima, cada nota e pausa tem o seu tempo e é representado por nomes:

  • Semibreve: é representada pela razão 1, é a figura de maior duração.
  • Mínima: é uma figura que é a metade da semibreve, ela é representada pela razão 2, ou seja, cabe 2 minimas em 1 semibreve.
  • Semínima: é uma figura que é metade da mínima, ela é representada pela razão 4, ou seja, cabe 4 semínimas em 1 semibreve.
  • Colcheia: é uma figura que é metade da semínima, ela é representada pela razão 8, ou seja, cabe 8 colcheia em 1 semibreve.
  • Semicolcheia: é uma figura que é metade da colcheia, ela é representada pela razão 16, ou seja, cabe 16 semicolcheia em 1 semibreve.
  • Fusa: é uma figura que é metade da semicolcheia, ela é representado pela razão 32, ou seja, cabe 32 fusa em 1 semibreve.
  • Semifusa: é uma figura que é metade da fusa, ela é representado pela razão 64, ou seja, cabe 64 semifusa em 1 semibreve.

Notas musicais

As notas musicas são 7 em escalas, elas são:

Do, ré, mi, fá, sol, lá, si

Com essas linguagem de notas conseguirá ler partituras, e enfim, tocar todas as musicas que tanto sonhou.

Aula de violino

As notas você terá que observar as posições que se encontram no pentagrama, o pentagrama são essas linhas que parece uma tabela aonde se encontra as notas, então, aprenda cada posição das notas nos espaços, desta forma consiguirá ler as partituras nota a nota.

Posição dos dedos

Nesta imagem esta detalhadamente a posição para cada dedo, estou te mostrando a primeira posição.

aula de violino

Do segundo dedo até o quarto, são notas naturais, naturais são nota sem acidentes, notas limpas sem alterações sonoras. Abaixo te explicarei melhor.

Notas no braço do violino

Ai abaixo estão todas as notas da primeira posição, as notas naturais são aquelas que não possuem o sinal # esse sinal significa que a nota é sustenido, por enquanto foque nas naturais.

aula de violino

Com essas notas fica fácil você tocar qualquer musica, mais é lógico que precisa práticar as partituras mais simples para tocar e treinar muito. Vou deixa uma partira para você do filme Pirata do Caribe, essa trilha sonora é bem conhecida.

Partitura

aula de violino

Vou deixar um link de um curso excelente que eu encontrei na internet, todo online, e com muito conteúdo bom, confira este curso de violino que irá te ajudar a aprender este instrumento maravilhoso.

Você vai fazer no conforto da sua casa e no tempo que quiser ,ou seja, é ótimo para você que não tem tempo pra nada, você pode assistir pelo celular, notebook … etc e depois praticar. Você não vai se arrepender muitas pessoas estão amando esta nova forma de estudar, faça parte deste grupo você também. Conheça o curso de violino completo clicando aqui

Ou clique no Botão abaixo 🙂

Depoimentos

Esses são alguns dos depoimentos sobre este aula de violino, agradeço pelo carinho e espero ajudar mais pessoas.

Curti muito esta aula de violino, tem acessório que eu nem conhecia o corretor de arcada é realmente muito útil vou ver se eu compro um pra mim. Muito obrigada!

aula de violinoRaiana souza, Vitória da Conquista - BA.

Esta trilha sonoro do filme é ótima porque a melodia é conhecida quem montou esta aula de violino esta de parabéns.

aula de violinoIgor Duarte, Mossoró - RN.

Vou fazer o curso completo, por que eu preciso aprender ainda mais, preciso compreender mais a teoria musical, pelo menos já sei que vou aprender já tirei algumas coisinhas no violino. Vlw

Aula de violinoThiago Magalhães, Tubarão - SC.

🙂   Ótimas dicas obrigada.   🙂

aula de violinoCarol lima, Rio Branco - AC.
2020-01-26T21:29:11-03:00