Como ler a Tablatura

/, Guitarra, Música, violão/Como ler a Tablatura

Como ler a Tablatura

Para começo de conversa.. Como ler a Tablatura? O que é essa bendita leitura de tablatura?

Resumidamente, ela é uma notação musical extremamente importante para quem toca instrumentos de cordas com trastes, como é o caso do violão e da guitarra.

No artigo primeiros acordes de violão, mencionei além das cifras a tal da tablatura. Apresentando o conceito de forma bem simples. Mas só por lá, duvido que o iniciante entenda como realmente ela funciona.

Na verdade, não há muito com o que se assustar.  Veja como você irá encontrar:Quer conhecer um Curso de Guitarra EXCELENTE? Clique no botão abaixo 👇🏻

CONHEÇA O CURSO CLICANDO AQUI

 

Como funciona a leitura da tablatura

Note que são 6 cordas por representar um violão padrão, mas a depender do instrumento a quantidade varia para 4 à 7 (violão 7 cordas), e assim por diante.

As linhas horizontais representam o violão deitado no seu colo, a leitura é feita da esquerda para direita, sendo que a primeira corda até a última é lida de baixo para cima.

A primeira corda é o Mi maior, é a corda mais grossa e mais grave, já última é o Mi menor com a corda mais fina e aguda.Já os números representam as casas do violão, sinalizando a posição dos dedos. Como na imagem acima, será tocada a segunda corda (lá) na quarta casa.

Representações na tablatura e seus significados

Se o número que aparecer na tablatura for o número zero, devo tocar o que?

Simples, toque a corda solta. O zero apenas indica quando a corda é tocada solta na canção.Outra situação bem comum, os números parecerem em sequência. Isso significa que os acordes serão tocados um seguido do outro.

Veja a imagem:Vai praticando em todas as cordas, varias vezes, para ir ganhando mas habilidade nos dedos, esse exercício vai proporcionar ter mas leitura da tablatura.

Exercitando o dedilhado na tablatura

O acorde que não conter a numeração, não precisa ser tocado.

No caso do exemplo, você deveria tocar a 4ª casa da corda lá, depois a 6ª casa da corda lá, depois a 4ª casa da corda ré, e assim por diante.Agora suponha que você der de cara com a seguinte imagem, um número abaixo do outro, formando uma linha imaginária vertical com números.

Há essa representação, significa que as cordas precisam ser pressionadas cada a sua casa, mas tocadas ao mesmo tempo. vou deixar um exemplo abaixo.Está vendo? Apesar do nome tablatura ser tão estranho não é tão complicado de aprender como você estava pensando.

O próximo passo é tentar tocar alguma musica com uma melodia conhecida, que pegue por enquanto uma ou duas cordas, o interessante é ir colocando dificuldades aos poucos, pois desta forma o aprendizado fluindo com mas facilidade. Imagine que seja um jogo que a cada level que passa se torna um desafio a ser superado e a cada superação vibre muito, é uma conquista.

Vou deixar abaixo uma musica para começar a praticar, comece bem lentamente e aos poucos aumente o ritmos.

Atirei o Pau no Gato

Essa musica é um clássico infantil, é uma melodia bem conhecida e desta forma fica fácil a excussão, essa é a sua primeira melodia musical usando a tablatura, toque todo dia um pouco para agilizar o seu dedilhado, quando já estiver bom, procure uma outra tablatura mas desafiadora.

Mas além dessas representações com acordes, aprenda técnicas tomadas com notas. Dificilmente você vai encontrar algum artigo sobre tablatura sem a presença dos nomes abaixo.

Hammer-on

Fazer hammer-on significa martelar a corda com apenas a mão esquerda, com esse movimento a corda soa bem mesmo sem ajuda da direita.A representação em notação é encontrada de duas formas, pela sigla h do lado do número, ou uma linha, que parece mais um sorriso que liga uma nota à outra.

Pull-off

Nome do movimento, caracterizado pelo deslize do dedo da mão esquerda para baixo da corda.

Tocada quase sempre em conjunto com o Hammer-on, sendo que costumam ser chamados de ligados.

Como exemplo abaixo, note que a marcação se encontra na mesma linha, só que em trastes diferentes.Na imagem, o primeiro pull-off na corda mais fina consiste em apertar a corda no terceiro traste e em seguida soltar rápido para que soe solta. Em sequência um outro pull-off idêntico é feito uma corda acima.

Bend

Quando uma corda é empurrada para cima, a tensão aumenta, e por consequência temos uma nota mais aguda que o normal. Há essa técnica com efeito, chamamos de Bend.

Quanto mais a corda for empurrada maior será esse efeito. Mas é claro que a precisão do movimento é marcado pela tablatura.

Existem dois tons de Bland, o meio tom, quando ele alcança o som de uma nota à frente e um tom, quando ele alcança o tom de duas casas à sua frente.Note que ele é marcado por uma flecha que indica a precisão em que a corda é empurrada para frente.

Slide

Para fazer um slide, o músico terá que deslizar uma casa a outra, escorrendo entre os trastes.Então é claro que a marcação será na mesma corda. Note o exemplo acima, o dedo que estava na casa 4 deslizou até a sétima casa.

Vibrato

Como o nome já entrega, consiste em vibrar o dedo após pressionar e tocar uma corda. Essa vibração ocorre quando o músico “treme” o dedo, o que parece ser um estouro de bends feitos de uma única vez.Facilmente ser identificado na tablatura, sua notação aparece como uma onda sonora ~ representado acima.

Tapping

Como vimos com os movimentos Hammer-on e Pull-offrata são constituídos em martelar uma corda de uma casa utilizando a mão esquerda ao invés da direita. No Tapping a mão utilizada é justamente a direita.

Tal técnica é amplamente difundida e incorporada nos solos de milhares de guitarristas, violonistas.O Tapping é representado pela letra “T”, para indicar a casa e corda que deve ser pressionada. Veja a imagem acima em destaque.

Curso de guitarra

Antes de partimos para falar a respeito das outras técnicas, é importante que você saiba que há outras formas de aprender violão e os termos da música de forma rápida, detalhada e em uma linguagem simples.

Se você já conhece o curso de guitarra, “guitarra intensiva” certamente está crescendo muito em sua busca para tocar como um profissional, caso o contrário não tem problema. Você ainda pode aprender tudo que precisa para realizar seu sonho, só precisa clicar aqui ou no botão abaixo:

Clique no botão abaixo 👇🏻

CONHEÇA O CURSO CLICANDO AQUI

Sobre outras técnicas

As citadas acima são de fato as mais comuns, utilizados no mundo da música. O uso da leitura da tablatura é essencial para os iniciantes, por conter uma linguagem simplificada.

É aconselhável que além das cifras já aprendidas em outros artigos e agora a própria tablatura, você estudante de música, aprenda também a partitura. Pois a tablatura não compõe bem os ritmos e tempos da música.

Mas uma coisa de cada vez… Busque conteúdo escrito e visual na sua aprendizagem, não se prenda nem um nem a outro.

Muito comum alunos ficarem só em vídeos do YouTube, porém não esqueça que o conteúdo visual tende a ser comprimido. Em artigos como esse você compreende mais acerca dos detalhes.

Existem dezenas de outras técnicas, que você deverá conhecer ao se sentir familiarizadas com as mencionadas neste artigo. Valeu?

 

2020-05-12T09:05:31-03:00