Como Tocar Violão

/, Música, violão/Como Tocar Violão

Como tocar violão, todo o passo a passo

O violão é sem dúvida um instrumento que dispensa apresentações, bem arrojado, preço acessível,  som e aparência agradável; atrai gente de todo tipo e de variados gostos musicais. E é por essa performance que se pode afirmar com a mais clara certeza, que a maioria das pessoas ao desejar aprender um instrumento começam por ele.

Quanto a simplicidade na aprendizagem? Pura questão de ponto de vista… 

Enquanto uns dizem que tem as suas dificuldades mas não chega a ser um bicho de sete cabeças, outros simplesmente transformam o instrumento em um artigo de enfeite.

Confesso, que o segundo caso é bem mais perturbador! E conheço mais de uma pessoa que já fez isso! Gente que comprou e abandonou, alguns até chegaram a iniciar as aulas de música, mas (sempre tem um mas) desistiu.

Se você está aqui é óbvio que quer aprender como tocar violão, não é mesmo? Então já deve ter se perguntando por que tantas pessoas desistem? Por mais incrível que pareça a desistência está na cabeça, sendo uma decisão, não é algo natural. Então se você está determinado aprender de uma vez por todas, mude primeiro o seu modo de pensar!

Quer conhecer um curso de Violão EXCELENTE? Clique no botão abaixo 👇🏻

CONHEÇA O CURSO CLICANDO AQUI

 

O que você vai ver neste artigo?

  • Partes do instrumento 
  • Tipo de violão
  • Como pegar o instrumento pela primeira vez
  • Macetes para formação de acordes
  • Organizando estudos
  • Quais erros não cometer

PARTES DO INSTRUMENTO

Antes de tudo vamos conhecer o famoso violão. Assim seu ensino será bem mais prático. Localize as partes no seu violão, caso já possua um.

TIPO DE VIOLÃO

Se você ainda pretende comprar seu violão, talvez goste de saber algumas dicas rápidas e importantes para escolher um bom instrumento.

Cordas – Existem dois tipos, nylon e aço. As cordas de aço possuem um tom mais exuberante, mas as de nylon são mais aconselháveis para os iniciantes, por serem mais macias, machucam menos os dedos e exigem menos força.

Tamanho – O tamanho costuma ser padrão para adultos, as variações infantis chegam até os 11 anos de idade.

Acústico ou eletroacústico – Essa escolha depende apenas da necessidade, o violão acústico não poderá ser usado em uma apresentação, por exemplo.

COMO PEGAR O VIOLÃO PELA PRIMEIRA VEZ

Bem, você pode escolher qual perna prefere para ser o suporte do violão, o tipo de música que você pretende.

Só que… como indicação use a perna direita levemente inclinada, assim você pode executar melhor as notas produzidas no braço do violão pela mão esquerda.

ACORDES BÁSICOS

Como o seu objetivo é aprender como tocar violão, então é claro que você precisa aprender a formação de acordes. Mas, afinal, o que são acordes?

Para quem não sabe o que são acordes, nada mais é que a junção de notas. E quando tocados na música se alternam para formar a composição do som.

Traduzindo: Acordes são os movimentos que você viu seu amigo, ou quem quer que seja, fazer com os dedos no braço do violão.

Que tal treinar os acordes maiores (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si)?

Não confunda notas com acordes

As notas do violão em específico, cada corda possui uma, com a numeração de baixo para cima fica assim:

  • 1ª corda: mi
  • 2ª corda: si
  • 3ª corda: sol
  • 4ª corda: ré
  • 5ª corda: lá
  • 6ª corda: mi

Os acordes citados anteriormente, nada mais são do que a formação da junção destas notas.

DEDICANDO O TEMPO PARA OS ESTUDOS (organizando estudos)

Impossível aprender a tocar violão sem dedicar o mínimo de estudo, o tempo que você vai levar para aprender depende não só das suas habilidades com o instrumento, mas como já foi dito do tempo de prática e estudo.

O ideal é ter acompanhamento de um profissional, isso acelera a aprendizagem e evita vícios ruins. Mas se você quer aprender, com ou sem ajuda de um professor, não esqueça de montar um plano de estudos!

Reserve uma hora do seu dia, dias na semana…

Faça um cronograma de estudo se achar necessário, com os objetivos no papel fica mais fácil manter o foco!

Quer conhecer um curso de Violão EXCELENTE? Clique no botão abaixo 👇🏻

CONHEÇA O CURSO CLICANDO AQUI

 

NÃO COMETA ESTES ERROS

Esqueça tudo que você pensou sobre violão, a menos que possua algum fundamento.

Para começo de conversa, se você conhece alguém que desistiu de tocar violão, não pense jamais que o que faltou nele foi talento. Sugiro até que peça para ela ler esse artigo!

Falta Talento

Esse é o erro número 1 dos iniciantes de qualquer instrumento, acreditam fielmente em dom divino, consequentemente nas primeiras dificuldades aceitam a falta de talento e desistem. 

É bem verdade que há pessoas cujo a facilidade é maior. Porém, afirmo com a mais pura segurança, talento se aprende! Se você não conseguiu aprender até agora, pode ter sido simplesmente necessidade de instrução.

Se A aprendeu sozinho, e B não. A não precisou de ajuda, já B precisa.

Ritmo e batidas

Como outro erro bem frequente, é não acertar ritmos e batidas. Tocar violão pode se resumir em montar acordes com a mão esquerda ao mesmo tempo que se faz ritmos com a mão direita, ou seja, há necessidade de tocar os acordes ao mesmo tempo em que se acompanha o tempo da melodia.

Infelizmente para executar o ritmo e as batidas em compasso com a música, não é só tocar o violão com o movimento “de cima para baixo”. Fazer isso exige compreensão da sequência de sons, em acordo com o tempo deste, ainda considerando a força e timbre de cada toque. 

Como dica, antes de tocar ou cantar, você deve entender, ou melhor treinar mentalmente a batida. E então tocar de verdade no violão.

Não acertar a trocar acordes

Erro clássico dos instrumentos de cordas, esta lista não seria a mesma sem a de  troca dos acordes

Não há muito o que fazer, do que começar ao poucos treinando alguns individualmente, e depois testar músicas com a troca do acordes.

Como tocar violão sem praticar? Essa mágica ainda não foi apresentada.

Não acertar as  pestanas

Pestana além de ser uma parte do instrumento, também é um acorde. A diferença dela para as outras é que o dedo exerce pressão sobre duas ou mais cordas de uma única vez. Como a imagem abaixo:


É comum iniciantes acharem ela difícil. Para treinar, você precisa prestar muita atenção na sua postura. Caso o corpo esteja muito afastado violão com o ombro levantado, isso dificulta ter a força necessária para executar o acorde.

Você pode tocar na frente ao espelho ou pedir ajuda a alguém corrigir sua postura, pois sentado dificilmente vai conseguir perceber. Claro que só isso não resolve, é preciso muito treino para. Dificuldades em tocar as primeiras músicas.

Não chega a ser um erro, mas pode ser listado como uma consequência natural do processo de aprendizagem.

Cada caso tem suas particularidades, porém o aluno pode levar semanas até meses tentando aprender a trocar os acordes, isso pode variar de acordo com o tempo dedicado, habilidade com o instrumento e método de estudo. Então se ele leva tanto tempo para fazer a troca de acordes, naturalmente as primeiras músicas serão mais difíceis de serem executadas.

CURSOS DE VIOLÃO, SERÁ  QUE REALMENTE PRECISO?

Os cursos são sempre a melhor opção para quem quer melhorar com o instrumento ou aprender a tocar de uma vez. Com certeza alguém já te deu a sugestão de conhecer um curso de música. Mas será que realmente você precisa?

Hoje em dia é praticamente possível aprender qualquer coisa com a internet, conteúdo disponível de diversas formas e maneiras. Para música. sendo mais específico,  facilmente se encontra conteúdo gratuito e pago de como tocar violão.

Quanto aos cursos gratuitos, geralmente promovem aquela sensação de aprendizado sozinho. A pessoa assiste e treina uma série de 17 vídeos no youtube, e depois sai dizendo para os amigos “Aprendi rapidinho, e sem ajuda de ninguém”. 

Os pagos, por outro lado, são muito querido pelos intermediários, aquela galera que só toca músicas com três acordes, e mesmo depois de muito treino desafina nas pestanas. Isso porque essas pessoas já estudaram de toda forma gratuita que encontraram, mas não conseguiram.

Sobre se você realmente precisa de um curso para tocar é uma total escolha sua, você sabe o nível de habilidade que possui, e qual nível  pretende alcançar; se é só um hobby ou profissional.

Se nas suas escolhas quiser começar com pé direito em um curso online, vou deixar o link de um curso que eu conheço no campo abaixo:

Quer conhecer um curso de Violão EXCELENTE? Clique no botão abaixo 👇🏻

CONHEÇA O CURSO CLICANDO AQUI


Boa sorte! E até o próximo artigo.

2020-04-20T15:48:13-03:00