Ukulele Transparente

/, Música, Ukulele/Ukulele Transparente

Ukulele transparente

Desde que o ukulele viralizou entre famosos do mundo todo, até mesmo entre célebres da nossa música, versões de todos os tamanhos, modelos e materiais começaram a surgir . Tanto que além do Ukulele feito de madeira, o ukelele transparente vem chamando a atenção dos fãs do instrumento.

No filme, publicado em 2017 Meus 15 anos, a protagonista interpretada pela atriz Larissa Manuela utiliza um ukulele transparente iluminado com luzes ao cantar “Meu Pacto”. A cena muito bonita diga-se de passagem, desperta ainda mais curiosidades sobre essa outra variação de Ukulele.

Mas será que o som é bom? Como ele é? O que se deve atentar na hora da compra?

Diante da alta procura, uma média de 3600 pesquisas por mês segundo a plataforma Google, já passou da hora de alguém fazer um artigo sobre ele. Você não acha?

Quer conhecer um curso de ukulele EXCELENTE? Clique no botão abaixo 👇🏻

 

Breve história

O ukulele transparente foi uma invenção do músico italiano Mario Maccaferri. Após a guerra, ele que fazia palhetas, ficou sem material então iniciou o seu trabalho com palhetas de plástico. Maccaferi gostou tanto da ideia de modular plástico que criou dois instrumentos, ukulele e a guitarra. Infelizmente a guitarra não foi um invento bem sucedido, já ukulele vendeu mais de 8 milhões desde sua criação em 1949 até 20 anos depois.

Parece uma longa estrada tempo, mas assim como a versão tradicional de madeira levou muito tempo para popularizar no mundo, o mesmo ocorreu com o ukulele transparente.

No final de 2014 a Makala iniciou a produção, em forma de homenagem à Maccafaari. Então começamos a ver o instrumento com material diferente no mercado de 2015 em diante.

Como é?

ukulele transparente

 

Prós e contras

A cor transparente neutro é tida como a padrão, já que é mais usada. Porém Makala conta várias opções de cores, transparentes também.

De plástico, policarbonato, é um produto bem resistente. Na versão da Akahai conta com 21 polegadas de tamanho, normalmente pequeno já que é um soprano.

Além disso é de fácil limpeza, e resistência a água. Sendo assim… o banho de piscina está liberado!

Mas sejamos sensatos o que leva as pessoas comprar o ukulele transparente está longe de ser a resistência e muito menos praticidade, as pessoas compram pelo simples fato dele ser muito bonito. E de fato, ele é muito bonito, dá para fazer aquela self na banheira ou curtir ukulele montado em luzes no happy hour com os amigos.

Só que antes de se empolgar com esse instrumento lá não muito barato, você precisa se atentar a alguns fatos. Entre os principais, posso citar o som. Justamente o som que transformou o ukulele em um dos meus instrumentos favoritos (não à toa tenho tantos artigos sobre ele) é bem mais agudo e sinceramente perde feio para o feito com madeira.

As cordas Aquila Super nylgut são usadas neste instrumento por ambas fabricantes: Makala e Akahai. Embora sejam excelentes materiais, não difícil encontrar compradores reclamando delas terem “empenado” no ukulele de plástico antes doo esperado.

Então não devo comprar? Depende para quê você deseja o instrumento, para tocar de forma profissional jamais. Contudo ele é bem portátil, como todo bom soprano, você pode levar para a praia, para a piscina, curtir suas férias ou mesmo enfeitar o seu quarto (vai saber kkk)

Quer conhecer um curso de ukulele EXCELENTE? Clique no botão abaixo 👇🏻

 

Por que o de madeira pode ser considerado melhor?

Simplesmente porque a musicalidade do ukulele de madeira é bem melhor; pelo menos no geral. Não se pode ser hipócrita e dizer que todos os ukuleles são melhores por serem de madeira, alguns tipos estão em loteria e podem ser tão ruim quanto o de plástico ou pior. E quando falo em loteria estou falando a respeito de ter a sorte em pegar um bom ou ruim, isso ocorre muito entre os famosos “mais vendidos”.

Para comentar melhor o subtítulo não é uma competição justa. São bem diferentes, tendo por isso características diferentes. O ukulele transparente não pode ser indicado para um iniciante, pelas notas estridentes; já o de madeira pode ser indicado quase todo o tipo. Quando comparamos com a maciça a diferença é ainda maior.

Outro fato que pesa bastante é o preço, enquanto encontramos ukuleles de madeira que vão de 150 a valores acima de mil. A faixa de preço do ukulele de plástico está entre 300 a 400 reais! Sim, ele é bem mais caro que muitos ukuleles de madeira.

Considerações

Aloha amigo! Não quero que pense que esse artigo foi criado com a finalidade de desmotivar a sua compra. Longe de mim…

Ter um ukulele seja de plástico ou de madeira fica critério de cada um, mas é importante saber mais sobre qualquer produto antes de comprar. O ukulele transparente traz também vantagens, talvez elas não pesam em nada para uns e para outros sim.

Agora que você já sabe mais sobre o ukulele transparente, que tal ficar mais um pouco para uma última dica?

Evoluir para além do treino dos acordes pode ser uma tarefa difícil, o sonho de estar tocando também como o cantor Israel Kamakawiwo’ole, famoso pela música Somewhere over the Rainbow, parece ainda mais distante quando não conseguimos avançar… Sofremos com o ritmo… brigamos com as pestanas.

Bom, há duas notícias: A má é que você não é Israel “IZ” Kamakawiwoʻole, a boa é que pode aprender sendo você. Mesmo não tocando desde de criança, no conforto do seu lar, a internet está aí!

Pegue esse Ukulele, não deixe de enfeite no quarto, a menos que ele seja de plástico (não vou mais fazer piadas, sério), PRATIQUE!!

Acha que só com cifras.club e Youtube não consegue? Calma… Você pode fazer um curso online, eles são bem mais específicos e detalhados. Clique aqui ou abaixo para conhecer um dos melhores do mercado:

Quer conhecer um curso de ukulele EXCELENTE? Clique no botão abaixo 👇🏻

2020-04-22T16:18:34-03:00