Ukulele o que é?

/, Música, Ukulele/Ukulele o que é?

Ukulele o que é? Descubra detalhes sobre cada modelo

ukulele é um instrumento pequeno de origem portuguesa, mas muita gente acha que ele veio do Hawai, já que a sua popularidade começou por lá.

Provavelmente você já deve ter visto acompanhado na voz de grandes artistas como Paul McCartney, Jack Johnson, Beirut. Além de estrelas nacionais Marisa Monte, Lulu Santos, Clarice Falcão, Tiago Iorc. O que faz aumentar a curiosidade de muitos, como eu, amantes da música.

O ukulele ou como muito brasileiro fala “ukulelê”, tem características que o diferem dos outros instrumentos, inclusive do Cavaquinho. Além disso há variações no próprio Ukulele de acordo com o tamanho. Pensando em tudo isso, separei todas as informações necessárias para você saber de uma vez o que é o ukulele. E já sair daqui louco para ter o seu!

Vamos lá?!

Quer conhecer um curso de ukulele EXCELENTE? Clique agora no botão abaixo 👇🏻

 

AFINAL UKULELE O QUE É? CARACTERÍSTICAS GERAIS

O ukulele possui quatro cordas, sendo que o material das cordas podem ser nylon, nylgut e fluorcarbono. Quanto à composição é feito em especial de madeira, e o preço dele tende a variar de acordo com tipo desta. Os ukuleles mais caros são feitos de madeira maciça, como mogno ou Koa. Já quem busca por preços mais acessíveis, os mais populares tendem a serem feitos por madeira compensada laminada.

A afinação para soprano, concert e tenor é a mesma, C6, seguem a escala 4ª corda: Sol; 3ª corda: Dó; 2ª corda: Mi; 1ª corda: Lá

Apenas o barítono possui um outro tipo de afinação, afinado linearmente em DGBE, a sonoridade é incomum quando comparada aos demais tipos de Ukulele.

Então se só o barítono possui um outro tipo de afinação, por que são quatro tipos de ukulele e não dois?


A determinação dos tipos do Ukulele, em nada se mistura com a afinação. E sim com o tamanho do instrumento! (ponto de exclamação para quem pulou a introdução) Veja as principais diferenças entre eles:

Soprano

Entre os Ukuleles é o tipo mais querido do mundo. E não é atoa por conta da praticidade que o instrumento oferece, tanto para transportar quanto para aprender.

O soprano é o mais pequeno da série, cabe dentro da sua mochila; suas cordas são mais frouxas, o que facilita o aprendizado pois a mão esquerda não precisará exercer tanta força e os dedos não sofreram tanto ao tocar. É por essa razão que dentre os Ukuleles ele é o mais indicado para os iniciantes, em especial os que estão aprendendo a tocar seu primeiro instrumento.

Concert

O Concert pode ser considerado um intermediário entre os dois extremos : Soprano e Tenor.

Conta com duração média do som, tamanho médio, tensão mediana. Aparentemente tudo é bem meio a meio quando se fala do Concert. E isso não chega a ser algo ruim, muito pelo contrário, sua característica encanta quem busca versatilidade. Afinal o concert reúne aspectos presentes no tenor e no soprano.

Assim como soprano é uma boa opção para iniciantes, quem sabe até melhor se você possuir mãos grandes, grossas e/ou com dedos compridos. Pois o tamanho é mais confortável para quem tem essas características do que seria com um soprano.

Tenor

Dispensando apresentações o tenor, é o maior da série C6. Indicado especialmente para quem já possui habilidades com o violão.

De fato, exige mais habilidade do tocador. Contudo é ótimo para quem se tornar solista no instrumento. De alta tensão e duração longa, os seus 18 trates permitem melhor arranjos que utilizam mais as casas agudas.

Barítono

Já percebeu como os mais jovens buscam sempre ser “diferentes” das outras gerações? Parece que essa tendência também está presente nos Ukuleles. Em 1940 foi inventado o último modelo do instrumento, com uma afinação bem diferente da dos demais. Ouça:

O barítono tem a escala de 48 cm, possui duração média, e tensão baixa. Como pôde perceber a sonoridade desse Ukulele, em especial, lembra à do violão. Então ele poderá ser melhor explorado por quem já tem certa familiaridade com o violão.

O som do barítono chama bastante atenção, seu único problema, é que talvez por ser jovem não é tão popular; como consequência as opções e facilidades para ter e aprender a tocar esse tipo de Ukulele são bem restritas.

Se quiser conhecer um curso de ukulele EXCELENTE! Clique no botão abaixo 👇🏻

 

Não é cavaquinho!

Você como é uma pessoa esperta, com certeza já sabe que ukulele não é um outro nome para Cavaquinho. Mas no caso de ao comentar com os amigos eles tenham essa impressão, vou deixar diferenças assustadoramente grandes:

Para começo de conversa… O timbre é completamente diferente, enquanto o cavaquinho caí bem na rodinha de samba com os amigos e um chorinho, o ukulele tem uma pegada mais para o jazz, pop, indie e por que não MPB?

A forma como é tocado também é uma diferença marcante, sabia? Os artistas costumam utilizar palhetas para tocar Cavaquinho, já o ukulele só é tocado nas pontas dos dedos.

Toda essa confusão é por conta da aparência, mas na prática são muitas as diferenças.

Como não querer aprender a tocar Ukulele?

Já pensou em tocar algum instrumento, só que ainda não rolou? Que tal começar aprender agora?!

Com essa sonoridade encantadora, que não por acaso conquistou grandes nomes da música como os citados na introdução, ukulele se torna capaz de combinar com uma variedade de gêneros. Além da paz que ele transmite para o tocador, é uma sensação única e maravilhosa. Mas se acha esses motivos pequenos, te darei mais um.

Se violão parece um bixo de sete cabeças, o ukulele é um ótimo marcador para começar. E não é só porque ele tem 4 cordas que vai facilitar seu aprendizado,a depender do instrumento (tipo e qualidade) e do material de estudo que você escolher o desenvolvimento é garantido.

Qual vai ser seu modelo de Ukulele?

Então, me diga se acertei! Já está louco para ter essa belezinha no seu quarto? A minha parte já fiz, apresentei o instrumento e qual é o melhor para você começar.

Se você gostou da ideia de tocar um instrumento tão harmônico como é o ukulele, irei terminar esse artigo com mais uma grande dica. Deixa de preguiça e lê mais um pouquinho:

Agora que você já conhece o instrumento e não ver a hora de sair tocando, vou deixar logo abaixo um botão é só clicar 👇🏻 que vou te apresentar um curso de ukulele fantástico. Tenho certeza que vai gostar!

Até a próxima!

 

2020-04-21T17:47:59-03:00